Na sexta-feira, 23 de maio de 2025, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), através do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), prendeu Luan dos Santos Hammes, de 34 anos, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva. Ele é acusado de tentativa de roubo majorado ocorrida em 4 de julho de 2024, na avenida Via Láctea, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.
De acordo com o delegado Ivo Martins, do 19º DIP, no dia do crime, a vítima passeava com seu cachorro quando foi interceptada por um Volkswagen Gol branco. Luan desembarcou do veículo armado e anunciou o assalto. Ele tentou forçar a mulher a entrar no carro, seguindo ordens do motorista. A vítima conseguiu escapar, e o motorista ordenou que Luan atirasse, o que não aconteceu.
O delegado informou que o motorista já havia sido detido. A equipe do 19º DIP localizou e prendeu Luan em seu local de trabalho. Segundo Martins, os dois homens integravam uma organização criminosa especializada em furtos qualificados em Manaus, utilizando a tática de “sequestro relâmpago”. Eles abordavam pedestres, principalmente mulheres, ameaçando-as para realizar transferências bancárias via Pix.
Luan dos Santos Hammes responderá judicialmente por tentativa de roubo majorado e está à disposição da Justiça.