A Câmara Municipal de Manaus (CMM) participou, nesta sexta-feira (18 de julho), da cerimônia de posse dos novos promotores de Justiça aprovados no mais recente concurso do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). A solenidade foi realizada no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.
Representando o presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), o 3º vice-presidente da Casa Legislativa, vereador Eduardo Assis (Avante), participou do evento ao lado de autoridades estaduais, membros do Judiciário, do Ministério Público e de outras instituições públicas.
Também esteve presente o prefeito em exercício de Manaus, Renato Júnior, que destacou o papel do MPAM na promoção da cidadania e no fortalecimento das instituições nos municípios do interior.
“O Ministério Público dá voz à população que muitas vezes não é ouvida pelos entes públicos. Reafirmo a harmonia entre os poderes Executivo, Legislativo e os órgãos fiscalizadores. O MP desempenha um papel fundamental, principalmente nas comunidades mais afastadas, onde muitas ações acontecem em parceria com a Prefeitura”, afirmou Renato Júnior.
O vereador Eduardo Assis (Avante) também ressaltou o fortalecimento institucional promovido com a chegada dos novos promotores.
“Hoje, o Ministério Público dá um grande salto, como principal defensor da lei e dos interesses da população. Como vereador e advogado, reconheço a importância de termos mais representantes do MP atuando no interior. Estou aqui em nome da Câmara Municipal de Manaus para reafirmar essa parceria com os novos promotores e com a Justiça do nosso Estado”, declarou.
Cinco novos promotores foram empossados e irão atuar em municípios do interior do Amazonas, reforçando a presença do MPAM nas comarcas de Eirunepé, Envira, Ipixuna, Santa Isabel do Rio Negro e Santo Antônio do Içá.
A nomeação dos novos membros foi oficializada por meio de atos assinados pela procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Albuquerque, e publicados no Diário Oficial do MP na última terça-feira (15 de julho).
A distribuição dos promotores nas comarcas ficou definida da seguinte forma:
* Eirunepé – Cláudio Moisés Rodrigues Pereira
* Envira – Christian Guedes da Silva
* Ipixuna – José Ricardo Moraes da Silva
* Santa Isabel do Rio Negro – Taize Moraes Siqueira
* Santo Antônio do Içá – Túlio Teixeira Pinheiro
Para a Procuradora-Geral de Justiça (PGJ), Leda Mara, a interiorização do MPAM é uma prioridade da atual gestão e um instrumento direto de transformação social.
“É fundamental que estejamos presentes em todas as regiões do Estado, atendendo aos anseios da população amazonense, especialmente nas áreas mais vulneráveis. Nosso trabalho transforma vidas ao garantir direitos básicos, como saúde, educação e dignidade no campo e na cidade. Estamos empossando cinco novos colegas hoje, e a meta é ampliar ainda mais esse número até o final do ano, alcançando todo o interior do Amazonas”, concluiu.