A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) segue investindo em infraestrutura e acessibilidade nas unidades de ensino. Nesta quinta-feira (7/8), a universidade inaugurou duas plataformas elevatórias na Escola Normal Superior (ENS), no bairro Chapada, zona Centro-sul de Manaus. A iniciativa visa garantir o acesso integral da comunidade acadêmica em locais da unidade, especialmente para pessoas com deficiência ou que possuem mobilidade reduzida.
Para o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, a entrega dos elevadores é fruto de um trabalho coletivo que vai desde o surgimento da demanda até a operacionalização e entrega. Ele reforçou, ainda, que a ação é uma obrigação do gestor público e de pessoas que querem mudar a sociedade por meio da educação.
“Fizemos duas entregas importantes para a comunidade acadêmica da UEA direcionadas à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. Estamos entregando dois elevadores de acessibilidade que possibilitam aos alunos da ENS acessarem o RU e o bloco A da unidade”, disse.
Segundo o diretor da ENS, Prof. Dr. Otávio Rios, desde a sua inauguração, em 2014, o RU possuía uma barreira arquitetônica, problema resolvido com a instalação dos novos equipamentos. Na oportunidade, ele agradeceu à gestão superior da UEA pela entrega e compromisso institucional.
“Cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida não tinham acesso, diretamente, a esse serviço tão importante da universidade. Da mesma forma, professores e técnicos que têm mobilidade reduzida não poderiam acessar as salas do andar superior, do bloco A da Escola Normal Superior. Esse problema foi resolvido definitivamente. É uma alegria imensa para a Escola Normal Superior”, comentou Rios.
Representando os docentes, a Profª. Ma. em Educação Matemática Selma Oliveira, que possui mobilidade reduzida, parabenizou à universidade pela iniciativa e reforçou que foi uma excelente aquisição para a instituição. “É uma grande iniciativa, uma grande aquisição, não somente para mim mas para todo o público, porque existem outras situações em que a pessoa não vai poder subir os degraus. Estou muito contente e dou parabéns à UEA por esse investimento”, enalteceu.
O aluno egresso da UEA Wesley Menezes, do curso de Pedagogia, que utiliza cadeira de rodas, representou os discentes da unidade. Para ele, os elevadores significam uma vitória não somente para as pessoas com deficiência, mas para todos que, um dia, em casos de acidentes, possam precisar utilizar os equipamentos. “É motivo de muita alegria. É uma conquista enorme que estamos tendo aqui. Não vou poder usufruir, mas vamos deixar esse legado para outros alunos” comentou.
Estiveram presentes na inauguração, a vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, o coordenador de Qualidade da ENS, Prof. Dr. Márcio Gonçalves dos Santos, além de professores e técnicos-administrativo.