Neste sábado (26), o guarda municipal Francisco das Chagas Eugênio de Araújo foi detido após comparecer a uma unidade policial em Manaus. A prisão ocorreu em resposta à divulgação de um vídeo que flagrou o guarda agredindo com um cassetete um homem que estava algemado em um prédio abandonado, localizado no centro da cidade, entre a Avenida 7 de Setembro e a Rua Gabriel Salgado.
Após a ampla circulação das imagens, Francisco das Chagas e outros seis guardas municipais que aparecem na gravação foram afastados preventivamente de suas funções. A Justiça expediu um mandado de prisão contra Eugênio de Araújo, o qual foi cumprido neste sábado. O detido deverá ser submetido a exame de corpo de delito antes de ser encaminhado ao sistema prisional.
O vídeo revela o momento em que Francisco das Chagas desfere golpes com um cassetete contra o homem algemado, enquanto os demais guardas municipais presentes apenas observam a cena, sem qualquer intervenção para cessar a agressão, e proferem comentários jocosos sobre a situação.
A Prefeitura de Manaus manifestou publicamente seu repúdio à conduta dos guardas envolvidos, classificando o ato como um caso de “violência injustificável”.