Uma operação da Polícia Federal, denominada Jeremias 22:17, prendeu policiais do Amazonas nesta quarta-feira (22/5), sob a acusação de sequestro e tortura. A ação, que também cumpriu mandados em Roraima, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul, investiga o sequestro de um indivíduo em Caracaraí, Roraima.
Segundo as investigações, policiais do Amazonas, na tentativa de recuperar uma carga de cassiterita supostamente roubada, teriam sequestrado e torturado um suspeito para que ele revelasse o paradeiro do minério. A operação aponta ainda para a possível participação de policiais de Roraima no crime.
A investigação revela que os policiais presos são suspeitos de integrar um grupo criminoso dedicado à escolta de cargas de minérios extraídos ilegalmente, à prestação de serviços de segurança clandestinos e à apuração paralela de roubos de carga, à margem da atuação policial oficial. A Operação Jeremias 22:17 cumpriu sete mandados de prisão temporária e 13 de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Estadual de Roraima, onde a investigação teve início com a colaboração do Ministério Público local.