O reordenamento do Centro de Manaus foi o principal tema de debate da 61ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizada nesta terça-feira (5 de agosto). Este foi o primeiro Grande Expediente do segundo semestre, no plenário Adriano Jorge.
O vereador Elan Alencar (Democracia Cristã) foi quem levou à tribuna o tema do reordenamento do Centro. O parlamentar enfatizou a importância dos trabalhos e as oportunidades que a ação deve abrir posteriormente.
“Os permissionários, as pessoas que estão ali de farda e que tem a autorização da prefeitura para trabalhar nas feiras do Centro, aprovam e aplaudem porque estão fazendo a ‘coisa’ certa [o reordenamento]. Cem atendimentos foram realizados pela Secretaria de Assistência Social, 15 pessoas foram atendidas pelo Fundo Municipal Social, 169 atendimentos para pessoas em situação de rua, 28 encaminhamentos para acolhimento institucional. Esse é o trabalho sério que está sendo feito”, disse o parlamentar.
Ainda no mesmo tema, o vereador Sérgio Baré (PRD) enfatizou os serviços realizados durante o processo no Centro de Manaus.
“Na infraestrutura, mais de 80 metros de calçada foram recuperados e na limpeza pública, mais de 16 mil quilos de lixo foram coletados. Foram realizadas notificações de ocupações irregulares, alimentos vencidos foram apreendidos, porque podem gerar um problema de saúde pública. O controle sanitário é essencial para manter a saúde da população. Precisamos edificar a ação”, afirmou o parlamentar.
O vereador Allan Campelo (Podemos) ressaltou a necessidade da ação, principalmente na ajuda das pessoas em situação de rua e dependentes químicos.
“Tinha que ser feito alguma coisa no Centro, então venho a público parabenizar a gestão municipal. Foi dada a oportunidade para aquele dependente que quer se tratar, no meio deles havia traficantes que foram presos. Foi uma ação inédita”, enfatizou o vereador.